Uso de máscaras: como se adaptar à nova recomendação do Ministério da Saúde

Na semana passada, o Ministério da Saúde deu uma nova recomendação sobre o uso de máscaras, orientando toda a população a usá-las com mais frequência, principalmente ao sair de casa. No entanto, as máscaras cirúrgicas e N95 deverão ser usadas apenas por profissionais da saúde, pois estão em falta e o país enfrenta dificuldades para importá-las.

O objetivo da recomendação é diminuir a quantidade de vírus no ambiente, pois toda vez que falamos, tossimos ou espirramos, liberamos gotículas que podem transmitir doenças como a gripe e a Covid-19. Ao usar a máscara, criamos uma barreira que impede a saída destas gotículas.

Como as cirúrgicas e N95 estão sendo usadas apenas pelos profissionais da saúde, usar a criatividade tem sido uma saída para este momento: muitos têm feito máscaras de tecido, pano ou TNT. Também é possível encontrá-las a venda na Internet. Seguindo a ideia, é possível se proteger e garantir mais proteção às pessoas ao redor.

Mesmo com a recomendação, as máscaras são apenas um método de prevenção, como lembra a secretária de Saúde, Jordana Cassetário. “Quem puder fazer ou comprar uma máscara que não seja cirúrgica ou N95 contribuirá muito com a prevenção ao vírus, porém o mais importante é manter o distanciamento social de pelo menos 2 metros entre cada pessoa e lavar e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel com frequência”, disse.

Pular para o conteúdo