Vacinação contra poliomielite e sarampo imunizou mais de 40% do público-alvo em Cordeirópolis

Com o objetivo de imunizar crianças de 1 a 5 anos incompletos, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, deu início no dia 04 de agosto a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Conforme o balanço da Secretaria, até o momento 515 crianças foram vacinadas contra a pólio e 504 contra o sarampo. A meta é disponibilizar as duas vacinas para 1.168 crianças com essa faixa etária em Cordeirópolis. No entanto, desse total, no mínimo 95% do público-alvo precisa ser vacinado.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, lembra a população que neste sábado (18) haverá o segundo Dia “D”, que visa atender os cidadãos que trabalham durante a semana e não conseguem levar o seu filho ao posto de saúde. “Além de ser um dia de mobilização, os profissionais de todas as unidades de saúde ficarão à disposição das 8h às 17h para atender as crianças que ainda não receberam esta importante imunização”, reforçou.

Nayara ainda conta que no primeiro “Dia D” realizado no dia 04 de agosto, 276 crianças foram vacinadas contra a pólio e 261 contra o sarampo. “Isso mostra, que neste dia tivemos um retorno muito positivo dos moradores, já que foi o primeiro dia de campanha. A criança que ainda não recebeu a vacina, pedimos aos pais que aproveitem a oportunidade e que levem o seu filho ao posto mais próximo de sua residência com a carteirinha de vacinação da criança”.

Poliomielite e sarampo

As duas são transmitidas por meio do contato direto com a pessoa, pela via fecal-oral e alimentos contaminados com fezes de doentes ou portadores. No entanto, a pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida. Flacidez muscular, com sensibilidade preservada e a arreflexia no segmento atingido são as suas caraterísticas. Já o sarampo é uma doença de natureza viral, transmitida pela fala, tosse e espirro e é extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas são os sintomas mais comuns.

Marque em sua agenda!
Dia “D” ocorre neste sábado (18) das 8h às 17h em todas as unidades de saúde de Cordeirópolis. Não esqueça de levar a carteirinha de vacinação de seu filho!

Pular para o conteúdo