Vacinação intensificada da febre amarela fracionada começará neste sábado (12)

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiologia do município, informa que a partir deste sábado (12) começará a vacinação de intensificação de febre amarela fracionada. Com o objetivo de imunizar toda a população que ainda não tenha recebido esta imunização, todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), mais a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cascalho de Cordeirópolis estarão disponibilizando a vacina durante os próximos meses.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, a ação ocorrerá nos 26 municípios que pertencem a Regional de Piracicaba, quando deverão ao final da intensificação obter uma cobertura total de 95% da população. “O objetivo principal é vacinar o maior número de pessoas que moram na zona rural e urbana, visando mantê-las protegidas, além de evitar a circulação e expansão do vírus da doença, especialmente nas localidades previamente definidas pelo Ministério da Saúde. Portanto, esta intensificação vem para somar a parte preventiva, por conta dos casos que ocorreram ao nosso redor, porém não nos municípios relacionados à Regional de Piracicaba”, lembrou a enfermeira que destacou que crianças a partir de nove meses de idade já podem receber a vacina.

Ela ainda lembrou que a imunização poderá ser feita juntamente com a vacina da gripe que também ocorrerá neste sábado. “Neste dia também haverá a vacinação contra a gripe/influenza, que é o dia de mobilização nacional – o “Dia D”. Então, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da gripe poderão também se imunizar contra a febre amarela, pois ambas podem ser aplicadas simultaneamente, já que não tem efeito colateral. Vale lembrar, quem já recebeu a vacina contra a febre amarela, não precisa tomá-la novamente”.

Não se esqueça!
Para ser vacinado é preciso levar a carteirinha de vacinação mais o documento pessoal com foto e o cartão do SUS.