Vai viajar nessas férias? Confira alguns cuidados com a saúde

Muitas pessoas ainda estão de férias. Por conta disso, a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça alguns cuidados básicos que o turista deve ter para realizar uma boa viagem, principalmente para evitar doenças. “Antes de sair de viagem, é importante que consulte o seu médico para uma avaliação, principalmente se for portador de alguma doença. Se precisar fazer uso de medicamentos durante a viagem, obtenha a prescrição médica e mantenha-a com você, lembre-se de adquirir medicamentos suficientes para toda viagem”, destacou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta.

Dependendo do destino, é importante ficar atento com a atualização das vacinas de acordo com os calendários de vacinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Reforçando, que as vacinas têm um período de eficácia, que pode variar entre dez a seis semanas, para atingir a proteção esperada. “A vacinação contra a febre amarela é importante se imunizar com antecedência. No entanto, dependendo da cidade não há necessidade de se vacinar, normalmente as áreas de risco são de mata fechada. Vale lembrar, que os postos da rede pública oferecem vacinas eficazes e gratuitas”, salientou Nayara que também destacou outro cuidado importante, que os viajantes devem ter, é em relação às doenças transmitas por alimentos e pela água, que é um problema comum em viagens, no qual merece ter uma atenção diferenciada com as crianças.

Outros cuidados
– Evite exposição excessiva ao sol;
– Utilize roupas que protejam contra picadas de insetos como camisas de mangas compridas, calças e sapatos fechados;
– Use protetor solar no mínimo 30 minutos da exposição (FPS mínimo 30) reaplicando conforme orientação do fabricante;
– Utilize também óculos de sol e chapéu de aba larga;
– Em caso de adoecimento durante a sua estadia, busque atendimento médico e evite a automedicação.

Após o retorno da viagem, caso apresente febre ou outros sintomas como diarreia, problemas de pele ou respiratórios, procure imediatamente um serviço de saúde e informe às regiões que visitou. Para mais informações, consulte: http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem.

Pular para o conteúdo