09 de dezembro: Dia do Fonoaudiólogo ❤️

Hoje as escolas e as unidades de saúde de Cordeirópolis estão em festa, pois nesta segunda-feira (09) comemora-se o Dia do Fonoaudiólogo, profissional que auxilia na linguagem e na comunicação humana. “Antes de mais nada, gostaríamos de parabenizar a todos esses profissionais que têm a importante missão de inspirar as pessoas a expressar-se bem! Vocês são essenciais no desenvolvimento de nossas crianças e dos nossos pacientes”, agradeceu o chefe do Executivo, Adinan Ortolan.

Diferencial na Rede Municipal

Atualmente, a Secretaria de Educação conta com cinco fonoaudiólogas que auxiliam no desenvolvimento das crianças que possuem dificuldades na audição, fala e escrita. “As escolas possuem um papel fundamental no direcionamento dessas crianças, pois ao apresentarem alguma alteração na fala ou aprendizado, a escola orienta o pai a procurar os serviços deste profissional. A fonoaudiologia pode proporcionar um grande crescimento didático para os alunos. Quanto melhor for a habilidade de linguagem e fala, melhor será o desenvolvimento da leitura e escrita”, lembrou a secretária de Educação, Angelita Ortolan.

Profissional na Saúde Pública

Uma das comprovações da importância deste serviço é que o fonoaudiólogo faz parte do quadro de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Na área da saúde contamos com dois profissionais que realizam atendimentos de fonoaudiologia nas unidades de saúde. A atuação do fonoaudiólogo tem como objetivo a prevenção, avaliação, habilitação e reabilitação das funções auditivas, linguagem oral e escrita, voz e deglutição, ou seja, podendo atuar em todas as fases do desenvolvimento do ser humano”, complementou a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

Regulamentação da data

O Dia do Fonoaudiólogo é comemorado anualmente no Brasil em 9 de dezembro. O Decreto de Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981, regulamenta a profissão dentro da área da Fonoaudiologia no Brasil.

A data celebra os profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita. Os fonoaudiólogos também ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz humana, sendo bastante procurados por pessoas da área da comunicação, artistas, locutores e demais pessoas que desejam ter uma boa dicção, por exemplo.