Agricultores participam de curso gratuito de Reflorestamento e controle de formigas em Cordeirópolis

O Assentamento XX de Novembro, recebeu nos dias 18 e 19 de setembro, a presença de alguns agricultores de Cordeirópolis para aprimorar ainda mais seus conhecimentos com o curso de reflorestamento e o controle de formigas cortadeiras. Ministrado pelo Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, este curso foi voltado ao setor agrícola para instruir os produtores rurais do município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Marco Gomes, explicou que este curso apresentou o manejo integrado de formigas cortadeiras e de como a tecnologia pode agir no controle dessas pragas, mostrando seus objetivos e vantagens, além de reforçar os cuidados com assuntos relacionados ao reflorestamento. “Os participantes estudaram sobre a biologia das formigas, localização e dimensionamento do formigueiro, métodos de prevenção e controle, uso correto e seguro de defensivos e a maneira segura de preparar o equipamento para a aplicação, fazendo sua manutenção, regulagem, calibragem, aferição e guarda do equipamento”.

Para o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Maiko Zorzo, esta capacitação complementa programas já desenvolvidos em Cordeirópolis e que expressam a valorização e a preocupação que a Prefeitura Municipal tem com o solo e com os produtores rurais do município. “Os alunos têm aulas teóricas e práticas e isso facilita sua atuação no campo, que é seu principal meio de trabalho. No final recebem o certificado do SENAR, que sempre está disposto a qualificar os produtores e a aprimorar a qualidade da produção deles”, explicou o assessor.

O produtor, Wesley Aparecido da Silva Maisse, de 25 anos, contou que essas e outras formações que são promovidas pelo SENAR em parceria com a Prefeitura Municipal, têm contribuido muito no rendimento do trabalho do produtor rural. “Durante as aulas recebemos instruções para evitarmos o prejuízo em nossas propriedades, seguido do suporte que a tecnologia nos oferece para prosperarmos nossas colheitas. E o que mais nos agrada, é a dedicação e total atenção dos professores que nos capacitam. Portanto sempre que tem algum curso neste segmento, eu gosto de participar”, contou o aluno do curso.