Mais de 200 moradores participam da primeira “Virada da Saúde” em Cordeirópolis

Cordeirópolis recebeu neste último sábado (21) a “Virada da Saúde”. O projeto é inédito e trouxe uma programação voltada para aproximar a sociedade dos temas de saúde e da importância de construir um ambiente saudável. A Secretaria de Saúde foi a realizadora do evento, organizado pela Prefeitura Municipal e, o bairro Jardim Cordeiro foi o primeiro a receber essa atividade. “Nosso objetivo é expandir este projeto para todos os centros de atendimentos do município, que a partir de janeiro, irão receber a “Virada da Saúde” a cada dois meses em um local diferente. Atendendo assim a necessidade da população de todos os bairros”, contou a secretária de Saúde, Jordana Castelário.

Jordana comentou também que durante a programação no bairro, os moradores aproveitaram a oportunidade para realizarem um check-up que contou com uma série de serviços de atendimento, todos oferecidos gratuitamente. “Nesta primeira consulta, mais 100 adultos e 17 crianças foram avaliadas por nutricionistas e educadores físicos e foram encaminhados para tratamento, 117 pacientes foram acompanhados por fonoaudiólogo e otorrino, além das 50 avaliações odontológicas e 40 doses de vacinas disponibilizadas no dia. Estas atividades tiveram como objetivo a aproximação da população em busca da promoção de saúde e facilitar o acesso ao atendimento de uma forma dinâmica em um único local”, explicou a secretária.

Para a enfermeira da unidade de saúde do Jardim Cordeiro, Paloma Cristina Barbosa, esta primeira “Virada da Saúde” no bairro superou todas as expectativas e o que mais chamou a atenção, foi a participação positiva da população. “Pessoas de todas as idades estiveram presentes neste encontro e, o que mais nos motivou foi o interesse dos homens e de pacientes que não buscam ajuda médica há algum tempo e, que a partir de agora poderão contar com um tratamento e acompanhamento efetivo de prevenção e promoção de saúde”, contou a enfermeira.