Saúde promove capacitação para profissionais de saúde

A Secretaria de Saúde realizou esta semana um encontro com os médicos generalistas e enfermeiras das equipes de saúde da família, que teve como objetivo capacitar e qualificar os profissionais de saúde, para auxiliar os pacientes que necessitam de atendimento oftalmológico no município. O encontro que foi ministrado pelo médico oftalmologista dr. Raphael Lenci, teve como tema principal: Acuidade visual, além de outros assuntos como prevenção de doenças oftalmológicas, tratamento, primeiros socorros e as necessidades de encaminhamento aos serviços de referência.

De acordo com a coordenadora do encontro e enfermeira, Renata Maria Della Coleta, esta aptidão é o inicio do ciclo de várias capacitações que ocorrerão durante o ano todo para os profissionais de saúde da atenção básica. “No decorrer do ano traremos profissionais da rede de especialidade do nosso município e eles darão essas capacitações aos médicos da atenção básica, onde é a porta entra da nossa população. As qualificações vêm para somar no conhecimento de todos os profissionais, além de conseguirmos formar uma rede mais fortalecida”.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, também esteve presente e comentou que além do tema sobre acuidade visual, os profissionais também puderam dialogar sobre as redes de atenção do município, principalmente sobre a linha de cuidado das doenças renais crônicas. “Este encontro foi muito produtivo, já que conseguimos falar de vários assuntos importantes. Por conta disso, qualquer dúvida o cidadão pode procurar uma unidade de saúde da família para receber atendimento sobre a condição de sua saúde ocular e caso necessário o médico fará o encaminhamento para um especialista”, finalizou.

Pular para o conteúdo