Alunos da rede pública participam de passeio ecológico no Lago União

Pescadores com suas varas de pescar, o balde com peixes ou minhocas, aves por toda parte, pássaros coloridos, jovens e adultos fazendo suas caminhadas e outras atividades físicas. Assim é a rotina do Lago União em Cordeirópolis cotidianamente. Mas tudo começou a ser diferente nesta terça-feira (03) quando os visitantes observaram várias crianças em um barco, todas acompanhadas da equipe daDefesa Civil. Sim, este é o Projeto “Defesa Civil no Lago” que tem o objetivo de promover a interação da população com o contato direto da natureza.

Todos de colete salva-vidas, bastante protegidos e sob os cuidados também do Corpo de Bombeiros, Pelotão Ambiental, Guarda Municipal e o SAMU, os estudantes participam de uma roda de conversa com piquenique e orientações sobre os perigos do uso do cerol, os tipos de animais domésticos, os bichos peçonhentos e a oxigenação da água do Lago. Para o prefeito, Adinan Ortolan, esta é uma experiência nova no município que tem a intenção de unir os serviços da administração pública com a população. “Um dos ambientes mais visitados da cidade é o Lago União. A partir de agora, as aulas de educação ambiental serão ministradas também em cima de um barco para que as crianças possam conhecer de perto a natureza”, comentou o prefeito.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Agageane Rogério Nunes, o projeto pretende atender inicialmente cerca de 580 crianças dos Centros de Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental de cinco a sete anos de idade. “Durante todo o mês de setembro, duas vezes por semana o barco estará margeando nosso lago levando informação para os alunos. Nossa ideia é estender futuramente o projeto também para as crianças de outras idades e aos finais de semana”, contou o coordenador.

Visite o Lago:
O Lago União de Cordeirópolis fica localizado nas margens da Avenida Aristeu Marcicano, no Jardim Progresso. Está aberto todos os dias das 7h às 18h30.

Vem pro Lago!