Alunos visitam exposição na Câmara Municipal de Cordeirópolis

Alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, compareceram nesta quinta-feira (18) na Câmara Municipal de Cordeirópolis, visitando a exposição Itinerante “Porta, Porteira e Portão: Modos de “Falarrr” e Costumes do “Interiorrr”. A mostra está sendo realizada por meio do edital de Difusão de Acervos Museológicos do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado.

A exposição inaugura o Espaço Artístico Cultural da Câmara, que está em novo prédio há três meses. A mostra cultural reúne painéis, placas interativas e objetos que abordam temas como música, literatura, religião, festas, culinária e folclore, com a intenção de resgatar o estilo de vida do interior e demonstrar que a cultura caipira se reinventou com o passar dos anos. A curadoria é assinada pelo museólogo Rodrigo Santos e pela historiadora Renata Gava, da Engenho Cultural Assessoria e Consultoria.

O museólogo lembra que a mostra quebra estigmas da cultura caipira e reforça a sua importância. “Muitas pessoas que moram hoje na cidade grande nasceram na roça e vieram para a cidade, com o êxodo rural. A exposição permite relembrar a forma como viviam nossos avós, tios e pais, além da nossa própria infância. Ela desperta o orgulho caipira, tão forte no interior do estado e ainda presente em todo o país”, diz.

A professora da Escola Municipal Coronel José Levy, Márcia Rosolem, avaliou que a visita foi muito didática e que os alunos puderam interagir durante a apresentação. “Muitas crianças se identificaram com vários objetos e outras ficaram conhecendo muitas raridades que já foram comuns um dia”, disse.

A aluna do 1º Ano, Isabele de Oliveira, de seis anos, disse que ficou muita animada com a visita e que gostou de ver fotos antigas. “É tudo muito diferente, mas as fotos pequenas (que foram observadas em monóculos) são muito legais e diferentes”.

A exposição segue até o dia 16 junho e a entrada é gratuita. A Câmara de Cordeirópolis está localizada na Rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet. O horário de visitação é das 8h às 17h.