Caminhada ecológica e plantio de árvores movimenta propriedade rural em Cordeirópolis

Após o lançamento do Plano Diretor de Recuperação Florestal em Cordeirópolis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está dando segmento às ações que visam a recuperação e a preservação de todas as 56 nascentes do Ribeirão Tatu no município. A meta é plantar, nos próximos quatro anos, aproximadamente 60 mil árvores nativas em toda a bacia do ribeirão.

Dando sequência nessa ação ambiental, a Prefeitura começou reflorestando as áreas [U1] de duas nascentes no lago União e, neste último domingo (22) recuperou a primeira nascente de pequenos agricultores através de uma parceria com a empresa Maxion Wheels. [U2] Neste encontro cerca de 200 pessoas, envolvendo funcionários e membros da Secretaria participaram desta ação, com o objetivo de melhorar e aumentar a qualidade da água daquela região.

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra Furtado Filho, comentou que esta recuperação além de não gerar nenhum custo para o dono da propriedade, esta prática irá fortalecer o solo e consequentemente recuperar os fios de água existentes na área. “Nós da pasta disponibilizamos as mudas nativas e o preparo do solo. A empresa ficou responsável pelo plantio e manutenção. Esta ação que une o poder público e o setor privado, favorece os proprietários, os moradores e a comunidade como um todo em uma só causa: O cumprimento da legislação vigente, geração de água e conservação dos recursos naturais”, ressaltou.

Ainda de acordo com o coordenador do programa e funcionário da Secretaria de Meio Ambiente, Fabio Luiz Cassiano, os funcionários participaram de um café da manhã na igreja de Cascalho e juntos realizaram uma caminhada ecológica por algumas ruas do bairro. “Este domingo foi um momento de muito aprendizado firmamos mais uma grande parceria para o município. A partir de agora, esperamos que outras empresas também tenham o interesse de promover a conscientização ambiental, envolvendo seus funcionários e a comunidade de Cordeirópolis”.