Campanha da gripe já vacinou 48,60% do público-alvo em Cordeirópolis

Desde o dia 10 de abril, as Unidades de Saúde Básica da cidade (UBS) vêm recebendo uma movimentação grande de crianças, professores, idosos, gestantes, puérperas, doentes crônicos, além dos próprios trabalhadores da saúde. Isso se deve pela Campanha Nacional da Vacinação contra a Gripe. No último sábado (04) ocorreu o tradicional “Dia D” e os postos de saúde funcionaram das 8h às 17h para vacinar os moradores que fazem parte do público-alvo da campanha.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, em quase 30 dias de campanha cerca de 50% da população que faz parte do público-alvo recebeu a imunização. “Até a presente data, 06 de maio, vacinamos 48,60% da cobertura geral e o nosso objetivo é alcançar mais uma vez a meta estabilidade pelo Ministério da Saúde. Em Cordeirópolis, o grupo prioritário é de aproximadamente 5 mil pessoas e a meta é vacinar 95% até o dia 31 de maio”, adiantou Nayara.

Confira os números parciais de cada grupo:
Crianças: 44,85%;
Trabalhadores da saúde: 67,59%;
Gestantes: 47,90%;
Puérperas: 58,97%;
Idosos: 64,41%;
Professores: 38,13%;
Doentes crônicos: 31,70%.

A ação tem como objetivo vacinar o maior número possível de pessoas e sensibilizar toda a população da importância contra os vírus da influenza A, B e H1N1. É importante lembrar que a campanha seguirá até o dia 31 de maio, além de ser gratuita e estar disponível em todas as unidades de saúde do município.

Público-alvo da campanha

Além dos grupos prioritários citados acima, podem se vacinar profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas), jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Pular para o conteúdo