Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta semana em Cordeirópolis

Se inicia nesta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação em nos postos de saúde de Cordeirópolis. A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, já está preparada para atender o público alvo de crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos de idade. A campanha segue até o dia 22 deste mês, com o dia D de Mobilização marcado para o dia 16 (próximo sábado).

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Nayara Maria Bellini Motta, em Cordeirópolis os cinco centros de vacinação estarão mobilizados para realizar a imunização. ”Para atender o público alvo, as salas estarão abertas durante toda a semana, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30. No sábado (16), “Dia D”, as unidades estarão abertas das 8h às 17h horas. Neste mesmo dia uma equipe estará percorrendo a zona rural, nas propriedades mais distantes levando todas as vacinas para às ações relacionadas ao calendário vacinal conforme a necessidade de cada um”, explicou a enfermeira.

Nayara também explica que a multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde vem adotando desde 2012, cujo o objetivo é atualizar a situação vacinal da população de crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) e adolescentes de 9 anos a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). “Esta campanha é realizada em um período determinado, num curto intervalo de tempo e, são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessas campanhas são administradas as vacinas de forma seletiva possibilitando a atualização da caderneta de vacinação”.

IMPORTANTE!

O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças (BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A) e cinco para os adolescentes (Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C).

É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização. Desta forma, as Unidades de Saúde poderão resgatar a população ainda não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.