Campanha de vacinação antirrábica vacina mais de três mil animais

No último sábado (23), 3.469 mil animais foram imunizados contra a raiva em Cordeirópolis. Durante todo o dia os donos de animais domésticos levaram seus cães e gatos nos pontos de vacinação que foram distribuídos no município para a realização da campanha. Foi o caso do morador do bairro Jardim Cordeiro, Francisco de Almeida, 45 anos. “Eu crio o “bolinha” há mais de oito anos e todos os anos eu o trago para receber esta vacina”, disse o dono do animal.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Hilton Lang, a vacinação é a forma mais adequada para eliminar as chances de transmissão da raiva. “A vacina é a única maneira de evitar esta doença, que é fatal e pode ser transmitida dos animais para os seres humanos, além de ser uma doença que não tem cura, podendo levar até a morte do animal. Por conta disso, que é importante vaciná-los”, reforçou.

Mesmo com o término da campanha, o coordenador informa que o CCZ disponibilizará a vacina por mais 30 dias. “A campanha acabou, porém teremos a vacina até o dia 20 de outubro no CCZ, localizado na Secretaria de Saúde, para o cão/gato que ficou sem recebê-la. É importante frisar que o proprietário que for retirar a vacina, deverá levar um recipiente com gelo”, comentou o coordenador que também falou sobre o objetivo da campanha.

“Todos os anos nós a realizamos para reforçar a importância desta imunização para os animais e para nós cidadãos, já que a finalidade é vaciná-los e reforçar aos munícipes que essa doença pode ser adquirida por meio da mordedura de um animal”, finalizou.

A senhora Fátima de Oliveira, 70 anos, também levou seu gatinho para receber a vacinação. “Não é só neste dia que trago o meu gato, mas sim todos os meses, para ver a sua saúde e evitar esses tipos de doenças. Amo ele e faço de tudo para deixá-lo sempre bem”, declarou a moradora do bairro, Jardim Progresso.

Atenção
Quem for retirar a vacina até o dia 20 de outubro, deverá comparecer no CCZ, localizado na Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 15h.

Pular para o conteúdo