Projeto Escola Aberta: sábado foi dia de festa nas escolas de Cordeirópolis

A criatividade e o bom gosto estiveram presentes em todas as escolas municipais de Cordeirópolis, após a abertura dos portões neste último sábado (23) para a realização de uma exposição educativa para os estudantes e a comunidade escolar. Cada centro de ensino ofereceu oficinas diversificadas, que encantaram todos os presentes através da música, teatro, dança, cultura, artes, educação patrimonial, promoção de saúde, esporte e lazer.

Durante todo o dia, alunos, professores, funcionários, familiares, moradores e visitantes se envolveram em uma ação comunitária, fortalecendo a integração entre escola e comunidade. Há alguns anos o projeto Escola Aberta não era desenvolvido na cidade e a atual administração resolveu resgatar este importante projeto nas escolas de Cordeirópolis, que busca atender de forma integral crianças e adolescentes, por meio da realização de um trabalho socioeducativo emancipador, colocado em prática todo o trabalho desenvolvido pelos educadores e alunos, ao longo do ano.

“Nosso objetivo é sempre fomentar a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social, a participação cultural e a construção de uma convivência democrática, por meio do envolvimento e da participação de pais, alunos e os profissionais da escola. Pensando nisso, retomamos essas atividades para que juntos possamos alimentar o espírito de cidadania em nosso município”, comentou a secretária de Educação, Angelita Ortolan.

Para a diretora da Escola Municipal Professor Geraldo Apparecido Rocha, Simone Mascarin, o relacionamento com as famílias é um dos fatores mais importantes para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, incluindo sua participação em atividades, eventos e tarefas propostos pela escola. “Neste final de semana pudemos notar que a participação dos pais na vida escolar dos filhos está em alta e isso nos deixa muito contente, pois acompanhamos passo a passo os trabalhos desenvolvidos pelos educadores, que se dedicam o ano todo e esperam com maior expectativa para demonstrarem à comunidade, todo trabalho que foi preparado com carinho pelos alunos”.

A mãe do João e do Miguel, Michele Boccochina de Sousa, acredita que a demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. “Tenho filhos em diferentes escolas aqui na cidade, mesmo assim, eu e meu esposo conseguimos participar ativamente de suas atividades escolares. Afinal, nós pais temos o prazer e a obrigação de acompanhar nossos filhos e, a Escola Aberta é mais um momento propício para que isso aconteça”, contou Michele.