Cerca de 2 mil pessoas passam todos os meses pelo Centro de Especialidades Médicas de Cordeirópolis

Promover um atendimento de qualidade e com mais agilidade são as metas da equipe do Centro de Especialidades Médicas de Cordeirópolis. Com uma média de dois mil atendimentos por mês, o Centro de Especialidades Médicas oferece atendimento com profissionais das áreas de endocrinologista, otorrinolaringologista, ortopedista, neurologista, dermatologista, cirurgião geral, gastroenterologista, cardiologista, oftalmologista, urologista, cirurgião de cabeça e pescoço, nefrologista, hebiatra, geriatra, contanto também com profissionais na área de fonoaudiologia e exames de audiometria, além do acompanhamento ambulatorial.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas e Fisioterapia, Renata Maria Cerne Della Coletta, a Secretaria de Saúde ampliou o quadro de especialidades, totalizando atualmente 21 profissionais que estão à disposição da população. “Em fevereiro de 2017 tínhamos 12 médicos especialistas para atender uma demanda de 360 pessoas por semana. Pensando em melhorar e diminuir as filas de espera, contratamos mais nove médicos em agosto do mesmo ano, o que viabilizou em um melhor atendimento, além de trazer novas opções de tratamentos aos munícipes”, destacou.

Segundo ela, os médicos atendem de segunda a sexta-feira, no entanto o maior fluxo maior de atendimento/consulta ocorre às quartas-feiras. “Diante de uma agenda repleta de cirurgias e atendimentos em várias cidades, deixamos reservado à quarta-feira para disponibilizar aos moradores as especialidades mais procuradas por eles, porém temos um cronograma de serviços que são realizados ao longo da semana, incluindo consultas com outros médicos e exames de ultrassonografia”, reforçou Renata, que também pediu a colaboração da população em não faltar às consultas agendadas. “Infelizmente 35% das pessoas marcam consultas e não vão. Essa atitude ocupa o lugar de alguém que realmente está precisando e ainda reflete na demora da fila de espera”.

Com a vinda de novos especialistas ao município, a equipe de saúde tem algumas prioridades para ampliar ainda mais o atendimento aos cidadãos. “O próximo passo será aumentar as salas, montar um novo consultório para atendimento oftalmológico, contratar mais um oftalmologista, melhorar o local onde os exames são realizados, implantar um sistema de informatização de prontuário eletrônico na rede, visando oferecer um processo mais dinâmico e trazer modernidade para a saúde de Cordeirópolis, além de novos equipamentos para o aperfeiçoamento do trabalho de diagnóstico e assim evitar encaminhar o paciente para o hospital de referência”.

Espaço

Além das 21 especialidades disponíveis à população, o Centro de Especialidades conta com os serviços de 10 profissionais: técnicos de enfermagem, recepcionista, atendente, auxiliar de serviços gerais, coordenadora, farmacêuticas, estagiários em farmácia, escriturário, fonoaudióloga e a farmácia dividida em alto custo do Governo do Estado e os psicotrópicos (controlados). Os equipamentos disponíveis atualmente são de ultrassom, cabine de audiometria, cadeira para a realização de exames de otorrino e oftalmologia. O Centro de Especialidades Médicas funciona através de encaminhamentos dos generalistas das Unidades da Atenção Básica de Saúde (ESF) e está localizado na Rua Toledo Barros, 422 – Centro. Mais informações via telefone: (19) 3546-9410.

Pular para o conteúdo