Sombra e água fresca: Prefeitura divulga plano de arborização urbana

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente está lançando e publicando no site “cordeiropolis.sp.gov.br” a cartilha de Arborização Urbana, que integra ao Programa Município VerdeAzul do Estado de São Paulo e faz parte do “Projeto Sombra e Água Fresca”, que tem por finalidade a construção de políticas públicas de arborização urbana, na busca de parcerias junto às universidades da região para a elaboração de estratégias que poderão ser aplicadas no município.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, esta cartilha contém informações importantes como: os cuidados com a rede elétrica, o espaço entre as árvores e o cuidado com as calçadas, poda de limpeza, manutenção, o plantio adequado, tipo de vegetação, as espécies nativas, entre outros conteúdos. Dutra ressalta que com esta manual, os cidadãos poderão ficar mais por dentro dos assuntos relativos ao meio ambiente. “A publicação visualmente atrativa vem com fotos e ilustrações e orienta sobre o manejo de espécies arbóreas e aborda temas como: Legislação Municipal sobre arborização urbana, a importância para o ambiente e o homem, possui a lista de algumas espécies recomendadas para o plantio urbano, com o nome científico, o nome comum e o porte, escolha do local mais adequado para plantio e outras orientações pertinentes que ajudam evitar futuros transtornos”, informou.

Ainda de acordo com Dutra, é importante que toda população ajude a cuidar e preservar as árvores e informa que em breve terá a distribuição de mudas para doação, além da apresentação de um programa de arborização urbana no município. “Nosso objetivo é promover a educação ambiental e, desde 2017 estamos elaborando propostas socioculturais, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma multi e interdisciplinar, ajudando a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de preservar o nosso planeta”, destacou o secretário.

Fique por dentro do Projeto Sombra e Água Fresca. Clique e acesse o site: www.cordeiropolis.sp.gov.br/meioambiente.