Cerca de 300 pessoas recebem treinamento do projeto “Samuzinho”

O projeto “Samuzinho” da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação vem percorrendo as escolas municipais de Cordeirópolis. Cerca de 300 pessoas, incluindo crianças e professores já receberam o treinamento de primeiros socorros em sala de aula. A iniciativa tem o objetivo de preparar tanto os educadores como os alunos a agirem em casos de emergência no período escolar.

Os alunos e professores das escolas do Ensino Fundamental Nazareth Stocco Lordello e Amália Malheiro Moreira receberam a capacitação realizada pela enfermeira, Juliana Camargo Volpato. “Nos preocupamos muito com o bem estar das nossas crianças em sala de aula. Cuidar dos filhos de nossos cidadãos é uma grande responsabilidade, cuja atenção vai além do cuidado pedagógico. Prestar um primeiro atendimento e também saber auxiliar os profissionais da saúde em casos de emergência, poderá salvar vidas e temos certeza que este trabalho maravilhoso será de muita valia em nossas escolas. Parabéns a todos os profissionais envolvidos”, agradeceu o prefeito, Adinan Ortolan.

Nesta semana quem recebeu os treinamentos foram os alunos e educadores da escola Geraldo Apparecido Rocha. “Começamos os trabalhos no final de julho e, durante este período, já treinamos mais de 220 alunos do 4º ano e 60 educadores. Nas aulas, utilizamos bonecos que nos possibilitam as mesmas condições de situações reais quando pessoas estão sendo submetidas aos primeiros atendimentos após engasgo, acidentes em geral e paradas cardiorrespiratórias”, explicou Juliana.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, lembrou que desde o ano passado a Secretaria realizava estudos para o desenvolvimento do projeto e após a “Lei Lucas” ser sancionada, a pasta conseguiu colocá-lo em prática nas escolas municipais. “Ele é interessante porque além de orientar os professores, as crianças também aprendem de forma bem legal e didática como realizar os primeiros socorros. No entanto, o treinamento é muito oportuno para os professores, pois só assim eles terão mais segurança em oferecer os primeiros atendimentos quando necessário e muitos deles serão multiplicadores em suas unidades, passando o que aprendeu para as demais pessoas”.

Confira as próximas escolas que receberão o projeto:

26 de agosto: Escola Municipal José Levy;
28 de agosto: Escola Municipal Jorge Fernandes;
30 de agosto: Escola Municipal Maria Aparecida Pagoto Moraes.