Código de Proteção Animal segue esta semana para a Câmara Municipal

Um dos principais compromissos da atual gestão que vem ganhando cada vez mais a atenção da Prefeitura de Cordeirópolis é a questão da causa animal. Em 2017, uma das primeiras medidas tomada foi a volta da Secretaria de Meio Ambiente. Com ela, foi implantada a Coordenadoria de Bem-estar e Saúde Animal, que cuida da gestão de projetos como a castração de cães e gatos por meio do credenciamento de clínicas locais, a ampliação do atendimento e o incentivo ao lar provisório com doação de ração e assistência veterinária aos animais de rua. Outra melhoria foi a criação do pelotão ambiental, que ficará responsável pelo serviço de patrulhamento e a elaboração de ações de políticas públicas educativas.

Nesta semana, a Prefeitura encaminhou à Câmara o Projeto de Lei que institui o “Código de Proteção Animal”, que tem como finalidade trabalhar o processo de educação ambiental e punir as pessoas que maltratam os animais. Para o prefeito, Adinan Ortolan, este será mais um avanço em prol dos animais de Cordeirópolis. “A população de animais de estimação cresceu muito e apesar do carinho que muitas famílias possuem, o abandono é um problema recorrente. Pensando na mudança deste cenário e na criação das ações de proteção, estamos encaminhando este projeto ao Poder Legislativo, para que a cidade possa continuar sendo exemplo de mudança de cultura e defesa dos nossos amigos que não podem se defender”, destacou o prefeito.

Para o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, esta parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo e as organizações sociais também vem de encontro com as ações promovidas pelos protetores independentes de Cordeirópolis. Dutra explica, que com a aprovação desta nova lei, os projetos de bem-estar e saúde animal do município poderão mudar de patamar. “Nossa expectativa é ampliar as formas de proteção que após a aceitação do Código na Câmara Municipal, outros trabalhos possam ser concretizados ainda em 2018”, informou.

A vereadora Sandra Santos, comenta que a colaboração do Poder Legislativo será fundamental nesta causa e destaca que a participação da comunidade também é muito importante. “É um trabalho cotidiano que realizamos junto aos protetores independentes e a Organização Comunidade Ambiente Sustentável (OCAS). A partir de agora, esses órgãos específicos, a Coordenadoria e as ações do governo, irão fortalecer a elaboração de projetos maiores em benefício aos animais. Deste modo, precisamos desse suporte imposto por lei para que possamos dar continuidade à esses trabalhos”.