Com rede elétrica finalizada, nova ETE está perto do início das atividades

Construída às margens da linha férrea, nas proximidades do bairro Jardim São Luís, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cordeirópolis está cada vez mais próxima de iniciar suas atividades. A instalação da rede elétrica que chega até a estação de tratamento, última parte da obra realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), está concluída e resta apenas a etapa de energização, que por sua vez, está sendo realizada pela Elektro.

Ao fim deste último serviço que será concluído ainda neste semestre, a nova ETE vai atender todo o município e garantir o tratamento de 100% do esgoto coletado na malha urbana do município, além da preservação do meio ambiente. “A estação é uma obra com investimento de R$ 18 milhões e conta com 5.452 metros de coletores, uma estação elevatória e 38 emissários que ficarão responsáveis pelo tratamento”, explica o secretário de Obras e Planejamento, Marcelo Coghi.

Outro ponto principal dessa obra é a responsabilidade ambiental. Os mais de cinco mil coletores vão ajudar a retirar cerca de 43 toneladas por mês de carga orgânica provenientes de esgoto urbano, que por anos foram lançados in natura no Ribeirão Tatu. “Um passo significativo para o crescimento e desenvolvimento da cidade, que passará a ter uma ETE muito mais estruturada e futuramente uma nova represa”, disse o diretor técnico do SAAE, Marco Gomes.

Pular para o conteúdo