Cordeirópolis participa do 8º Fórum Mundial da Água em Brasília

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis participa do 8º Fórum Mundial da Água em Brasília, representada pelo secretário de Obras e Planejamento e membro do Consórcio PCJ, Osmar da Silva Junior. O maior evento sobre água que reúne várias autoridades ligadas ao saneamento iniciou no dia 19 de março e segue até nesta sexta-feira (23). Nesses dias foram realizadas atividades descentralizadas visando falar de assuntosimportantes em defesa da água.

Segundo o secretário, a organização preparou quatro áreas de visitas aos convidados. “O primeiro lugar que conhecemos foi a Vila Cidadã, onde tivemos diversas atividades culturais com crianças. O segundo encontro ocorreu na Feira da Água e principais instituições como empresa de saneamento, agências reguladoras, consórcios sobre água, agência de bacias hidrográficas estavam presentes. Passamos também pela – Expo, onde vários países participantes mostraram alguns projetos desenvolvidos sobre o assunto, apresentando novas tecnologias e modelos de gestão em saneamento. E, por fim o Fórum que foi exclusivamente reservado para debater assuntos relacionados à água”, contou.

Para o secretário, o aprendizado em participar deste evento é imensurável, diante de tantas trocas de informações com diversos representantes de outros países, além de novas experiências. “Uma lição que podemos tirar desta semana é que estamos no caminho certo, com investimentos em tecnologia e sistemas eficientes. No entanto, temos que aprender a valorizar esse bem, que é a água e consumi-la com consciência, utilizando de forma responsável”, frisou Junior que lembrou que situações de crise hídrica e utilização da água pela agricultura foram assuntos também levantados pelo público.

Sobre o município de Cordeirópolis, o responsável pela pasta destacou. “Observei que a cidade precisa avançar bastante, mas está no caminho certo e com a conscientização da população e as obras de infraestruturas projetadas pela atual administração, garantirá um bom futuro para o desenvolvimento do município e com mais sustentabilidade. Para isso, temos que aprender a utilizar menos água e valorizá-la, esse é o principal desafio que precisa ser aplicado em nosso município”.

Saiba mais

Cordeirópolis é membro do consórcio PCJ e da Agência de Bacias PCJ sendo representada por Osmar da Silva Júnior, que além de participar das assembleias do consórcio, participa dos comitês do PCJ e das Câmaras Técnicas de Saneamento (CT-SA), da Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL) e Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH), dentre outras.