Trabalha com a voz? Prefeitura realizará palestra para orientar profissionais de como usá-la corretamente

Para comemorar o Dia Mundial da Voz, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoverá no dia 13 de abril uma palestra para orientar todas as pessoas que trabalham com a voz, como exemplo: professores, radialistas, agentes de saúde, etc. A palestra terá o enfoque de cuidar e reforçar os cuidados que esses profissionais precisam ter com este meio de trabalho. O encontro ocorrerá às 9h na Câmara Municipal, localizada na Rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet.

Quem ministrará a palestra será a fonoaudióloga do NASF, Heloísa Toller Bray, no qual passará por vários assuntos, porém irá focar em explicar qual a diferença entre oratória e retórica. “Quando falamos da voz temos que tomar alguns cuidados, por isso neste evento darei algumas dicas importantes sobre a respiração, alimentação, como dar uma boa aula, como se expressar corretamente, dentre outras orientações. No entanto, darei um enfoque maior em falar sobre a oratória, que são as pessoas que precisam dominar os assuntos para realizar uma boa aula, apresentação, já a retórica são as pessoas que têm o dom do convencimento. E, no final passarei um exercício para todos colocarem em prática no dia a dia, pois é fundamental exercitar técnicas antes de iniciar o trabalho e, após, para que não venha a adquirir problemas de saúde nas cordas vocais”, lembrou.

O encontro terá como público-alvo professores, agentes de saúde e a todos os profissionais que utilizam a voz para o trabalho. “Conversamos com a secretária de Educação, Angelita que gostou da ideia, sendo assim, neste dia será uma oportunidade para os educadores das escolas municipais e estaduais participarem. Este dia faz parte do calendário do Ministério da Saúde e como temos profissionais capacitados e dispostos a trabalhar com o tema, inserimos também no calendário municipal. Vale lembrar, que o dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril, porém resolvemos realizar a palestra no dia 13 de abril”, concluiu.