Dengue e sarampo? Aqui não! Atenção à saúde é fundamental!

O Carnaval chegou ao fim e mais uma vez, Cordeirópolis foi a capital da alegria. Agora, passado o tempo de folia, é importante se atentar à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya e estar com a vacinação em dia, principalmente para prevenção de doenças como o sarampo, que só é evitada através da vacina.

A proliferação do Aedes, como já amplamente divulgado, é um problema que deve ser combatido por todos. A maioria dos criadouros está concentrada nas residências, em focos de água parada. Para evitá-los, é muito importante cuidados como: manter garrafas e baldes vazios virados para baixo, guardar pneus em locais longe da chuva, cobrir caixas d’água ou piscinas, manter calhas limpas, tampar os ralos pouco usados, trocar com frequência a água do bebedouro de animais e colocar telas de proteção nas janelas. “Seguindo essas dicas, podemos evitar que muitas pessoas se prejudiquem com a proliferação de mosquitos. É dever de todos colaborar para combatê-los”, disse a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A pessoa que sentir um ou mais sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento médico.

Já a campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março e o atendimento ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Como já divulgado, o público-alvo são crianças e jovens de 5 a 19 anos, mas a campanha é aberta a toda população. É importante estar com a vacina em dia pois ela é o único meio de prevenção da doença, que tem como sintomas: febre alta, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

Até o momento, 14 vacinas tríplice viral – que previne o sarampo, caxumba e rubéola foram aplicadas, no entanto, 611 pessoas da faixa etária do público-alvo, que já haviam sidos vacinados anteriormente, passaram por avaliação médica nas UBS e foram descartados qualquer sinal da doença. “Com estes dados, concluímos que a campanha está indo muito bem e alcançando seus objetivos, pois muitos jovens já estão imunizados e sem perigo de contrair o sarampo”, disse a secretária de Saúde.

Pular para o conteúdo