Dia D: Saúde vacina mais de 59% do público-alvo

A Secretaria Municipal de Saúde e o serviço de Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis disponibilizou nesta terça-feira (16), um balanço geral das ações referentes ao “Dia D”, realizado no último sábado (13), das 8h às 17h, nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A ação tem como objetivo vacinar o maior número possível de pessoas e sensibilizar toda a população da importância contra os vírus da influenza A, B e C. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, até o momento foram imunizados 2.642 pessoas, o que corresponde a 59,55% do público alvo de Cordeirópolis.

Somente no “Dia D”, foram vacinadas 259 crianças de seis meses a cinco anos incompletos, 339 idosos com mais de sessenta anos. Ainda neste dia, 14 gestantes também receberam a imunização e 49 trabalhadores de saúde, já estão protegidos contra a gripe, além de três puérperas e 137 professores. O município de Cordeirópolis, não tem registro de povos indígenas, que também têm direito à vacinação.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Nayara Maria Bellini Motta, a ação foi muito positiva. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do “Dia D”, visto que neste dia, foram imunizadas mais de 14% das pessoas do público-alvo. Aproveitando, gostaríamos de reforçar para as pessoas do grupo prioritário, para não deixarem de tomar a vacina e não deixarem para última hora, já que ela é muito eficaz no combate da gripe”, pontuou a enfermeira.

É importante lembrar que a campanha seguirá até o dia 26 de maio, além de ser gratuita e estar disponível em todas as UBS do município. Segue abaixo os locais e os horários de funcionamento:

Unidade de Saúde Jardim Eldorado: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30;
Unidade de Saúde Jardim Cordeiro: 7h30 às 11h e das 13h às 15h30;
Unidade de Saúde Jardim Juventude: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30;
Unidade de Saúde Jardim Progresso: 7h30 às 11h e das 13h às 15h30;
Unidade de Saúde Jardim São Luiz, Centro e Cascalho: 8h30 às 15h30.

A doença: Conforme o Ministério da Saúde, a influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Pular para o conteúdo