Prefeitura promove atividades saudáveis em todas as UBS do município

As aulas de pilates do Posto de Saúde Dalcy de Campos Toledo despertaram muito o interesse da população. Por essa razão a Prefeitura Municipal decidiu divulgar o trabalho dos grupos que desenvolvem projetos como este, com a intenção de prevenir e promover saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Ao todo são seis unidades que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Cascalho.

Esta iniciativa da Prefeitura, promovida por meio da Secretaria de Saúde, mudou a rotina dos moradores dos bairros Jardim Cordeiro, Jardim Eldorado, Jardim Juventude, Jardim Progresso, Jardim São Luís e bairro Cascalho. Desde o início do ano, grupos de pessoas de todas as idades têm compromisso marcado na Unidade Básica de Saúde de cada bairro para participar do projeto “Caminhando com o Agente”. O projeto já era desenvolvido nas unidades e com o apoio do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) esta proposta ganhou mais impulso.

Além de instigar a prática do exercício físico, com alongamentos e a caminhada, o projeto inclui o acompanhamento clínico dos moradores, que são pacientes da UBS. As atividades são realizadas toda semana e o interessado realiza exames para avaliar frequência cardíaca, peso, entre outros quesitos, para saber qual será a intensidade dos exercícios que poderá praticar e acompanhar a evolução e as melhorias na saúde.

De acordo com o prefeito, Adinan Ortolan, a Prefeitura Municipal deseja que a qualidade de vida dos moradores seja tratada como prioridade. “Ações como esta são necessárias para o bem-estar da população”.

Este projeto de exercícios físicos vai além do que é feito dentro de uma unidade. “Isso porque extrapolam para atividades rotineiras do dia a dia, estimulam os cuidados com o corpo, com a mente, melhoram a autoestima e promovem interação social”, explica a educadora física, Ana Paula Mancuso Giovanni.

Acompanhe as atividades no seu bairro:

Jardim Progresso
Segunda, quarta e sexta