Secretaria de Saúde inicia aulas de pilates nesta terça-feira (16)

Teve início nesta terça-feira (16) as aulas de pilates para os usuários do Posto de Saúde Dalcy de Campos Toledo, do Programa Saúde Família (PSF). As atividades fazem parte da ampliação dos serviços de Saúde com o objetivo de propiciar a saúde preventiva para diversos bairros da cidade.

As aulas foram realizadas no salão Princesa Isabel, localizado na Rua José Moreira, no Centro. De acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), Luís Eduardo de Oliveira, foram atendidos 16 pacientes que foram divididos em duas turmas. “Os alunos estão otimistas com o início das aulas. Poucas cidades na região oferecem este tipo de atividade gratuita na Unidade Básica de Saúde (SUS). Vemos isso como um fator positivo em razão da Prefeitura de Cordeirópolis poder proporcionar aos pacientes um exercício, que visa a promoção de saúde e prevenção de doenças”, explicou.

De acordo com a educadora física, Ana Paula Mancuso Giovanni, a prática desse exercício privilegia o equilíbrio sem sobrecarregar os músculos e o corpo trabalha de forma mais eficiência os movimentos, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. “Os benefícios desta prática são alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros, melhorar a postura, além de prevenir lesões, aumentando a coordenação e melhora a mobilidade e agilidade”, explica a professora responsável pelas aulas no centro.

O objetivo é ofertar esse tipo de atividade física como forma de tratamento a quem necessita e não tem condições de pagar, o que tem proporcionado o contentamento dos usuários do SUS no município. “Estou muito satisfeita com o início das aulas, começando pelo incentivo da professora e de outros alunos de diferentes faixas etárias que estão na turma. O Posto de Saúde do centro da cidade era única unidade que não havia nenhum tipo de atividade. Agora com as aulas de pilates podermos usufruir de um exercício saudável como forma de prevenção ”, contou a aluna Luciana Grillo.

Pular para o conteúdo