#DicasdeSaúde: Secretaria de Saúde oferece dicas de prevenção contra doenças cardiovasculares

Para alertar os moradores de Cordeirópolis, em especial os jovens e idosos, a Secretaria de Saúde faz uma alerta sobre os risco e a prevenção das doenças típicas do outono e inverno. Em entrevista com o cardiologista Dr. Joaquim Fernandes Raposo, o médico destaca que os dias frios sempre despertam preocupação em relação às doenças respiratórias como as gripes, resfriados e rinites alérgicas. No entanto, poucas pessoas sabem que as baixas temperaturas representam também risco de complicações cardiovasculares.

O médico lembra que o clima frio desencadeia também outras doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), angina (um tipo de dor no peito), isquemia no coração (falta de circulação nas artérias coronárias) e arritmias cardíacas, que têm a poluição atmosférica como outro dos agentes responsáveis. “O que ocorre é que com a queda da temperatura, há uma diminuição da circulação sanguínea ao músculo cardíaco, ocasionando angina cardíaca, que é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração, ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio associado ou não à morte súbita. Isso acontece porque as reações do organismo às baixas temperaturas sobrecarregam o sistema cardiovascular que, assim, trabalhará mais para manter o equilíbrio térmico”, informa o médico.

Atividade física: benefícios para o coração

Há muitos anos, pesquisas mostram os benefícios da prática da atividade física para o coração. Doutor Joaquim salienta que o exercício aeróbico faz uma “limpeza” nas células cardíacas, livrando-as de estruturas que não funcionam bem. Com isso, a prática de exercícios está cada vez mais se confirmando como um importante aliado da saúde do coração. “Em especial os jovens de Cordeirópolis, com a força que têm para desempenhar atividades no esporte, que eles busquem realizar um exame de sangue, de colesterol, triglicérides ou uma avaliação. Lembrando que vale sempre a pena em qualquer idade realizar uma atividade física, que certamente faz bem para o coração”, relata.

Você precisa de uma consulta? Compareça ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa e agende uma consulta com um dos nossos médicos do Sistema Único de Saúde.

Pular para o conteúdo