Educação Ambiental é tema de encontro com professores da rede municipal

O encontro entre os professores, mais conhecido como Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) que ocorre toda semana foi diferente na noite desta quarta-feira (28). A ideia partiu das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Cordeirópolis que promoveram uma palestra sobre Educação Ambiental, com o foco de informar e reconhecer o papel do ser humano na preservação do meio ambiente e como levar essas informações para o âmbito escolar. A palestra ocorreu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e foi ministrada pelo professor, Marcos Antonio dos Santos Reigota.

Intitulada como “Reflexões para Educadores”, a palestra reuniu aproximadamente 200 professores. O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, fez a abertura do evento e falou da importância de se discutir Meio Ambiente e ações sustentáveis com os professores e, consequentemente, com os alunos da rede municipal. “É importante a realização desses encontros com os professores, pois através deles que as nossas crianças realizarão ações em prol ao meio ambiente, visando a preservação ambiental com uma responsabilidade mútua, transformando-os em atores sociais comprometidos com as questões ambientais da nossa cidade”.

Durante a palestra, Reigota lembrou aos professores que a Educação Ambiental está inserida em todos os lugares, ou seja, é possível percebê-la nos diversos espaços sociais, culturais, políticos e educacionais. “A Educação Ambiental não deve ser limitada apenas em uma disciplina, por exemplo, Ciências/Biologia, ela deve transitar em todas as áreas de conhecimento para que haja uma interação entre todos os professores e alunos. Educação Ambiental está presente em todos os lugares e só depende da gente propagar a importância que ela faz para a nossa vida”.

Atenta à palestra, a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Boteon Pezzatti, disse que o momento foi enriquecedor. “Um encontro diferente que nos fez refletir mais sobre a importância de cuidarmos do Meio Ambiente e de como podemos trabalhar melhor o assunto com as nossas crianças, já que todos nós somos agentes multiplicadores para proteção do meio em que vivemos”, pontuou.