Encontro discute a importância do trabalho dos catadores de recicláveis

A Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta sexta-feira (15) um café da manhã com os catadores de recicláveis que atuam no município, para discutir a importância social e ambiental desta importante atividade. Participaram da ação o prefeito, Adinan Ortolan, a vice, Fátima Celin, o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra e toda a equipe técnica da pasta, que atualmente estrutura um projeto de coleta seletiva para ser implantado em Cordeirópolis.

“Este grupo de trabalhadores está ligado a um importante trabalho para o meio ambiente. Valorizamos a sua atuação e entendemos que precisamos estar mais próximos para auxiliar no seu desenvolvimento, o que vai de encontro com demandas importantes que temos na cidade”, destacou Joaquim.

Algumas medida foram despedidas para aperfeiçoar o modelo de coleta seletiva na cidade com a inclusão sociodesportiva de catadores, que é uma das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além das questões como comercialização conjunta de material reciclável, segurança no trabalho, gestão partilhada, relações internas, questões sociais e autonomia.

O coordenador de ecologia, Cândido Pereira da Silva, explica que este encontro foi uma necessidade que partiu através da elaboração de um plano de gestão de resíduos, para que possa ser cumprir uma meta para a realização legal dos catadores. “Após o cadastramento realizado em julho deste ano, pudemos diagnosticar as demandas dos trabalhadores, conhecemos os locais de armazenamento desses objetos e averiguamos como este material é vendido. Este foi um passo importante para organizarmos este tipo de trabalho, atendendo a todos de uma forma igualitária”.

Ainda de acordo com Silva, cerca de 60 trabalhadores participaram da atividade. “Esses trabalhadores informais são especialmente importantes para a redução da quantidade de lixo doméstico coletado em nosso município. Portanto, devem ser muito valorizados, pois eles colaboram substancialmente na redução dos gastos municipais com a coleta, transporte e disposição final do lixo gerado pela sua população”, comentou.