PEAD: Alunos deixam prédios públicos de cara nova

Quem passa em frente aos prédios públicos em nossa cidade já nota que os alunos do Programa Emergencial de Auxilio Desemprego (PEAD) estão dando uma boa repaginada na estética desses imóveis. Enquanto os aprendizes colocam em prática o que estão aprendendo, a população passa a desfrutar das melhorias proporcionadas pelos alunos dos cursos de calceteiro e conservação de vias, manutenção predial e alvenaria, dentre outros.

Com o objetivo de transformar a cidade, a Estação de Tratamento de Água (ETA), a Câmara Municipal e o Centro de Lazer foram um dos locais que já receberam cuidados especiais. “Com essa vontade de aprender e conhecer coisas novas, os alunos estão se tornando protagonistas de uma história de superação, pois com a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho eles realizam sob a supervisão de professores, algumas horas de estágio em diferentes setores públicos. Com esse trabalho eles estão deixando a cidade cada vez mais linda”, contou a coordenadora do PEAD, Amanda Lucke.

De acordo com o oficineiro responsável pelas turmas de calceteiro e conservação de vias e de manutenção predial e alvenaria, Gerson Dias Teixeira, as aulas oferecem a chance de um novo recomeço para essas pessoas e também ao município. “É importante destacar que as técnicas que estamos ensinando para os alunos do PEAD dos cursos de calceiro e conservação de vias, são as mesmas utilizadas nos cursos que ocorrem em Lisboa – Portugal”, frisou.

Segundo o prefeito, Adinan Ortolan, este projeto é muito mais do que oferecer uma oportunidade no mercado de trabalho. “É preciso preparar o aluno não só para as aulas teóricas, mas também para as atividades que sejam significativas e façam parte de sua realidade. Estamos trabalhando para que os alunos estejam bem capacitados e prontos para conquistar o mercado de trabalho”.

Aprovação dos alunos

Abraão de Sousa Torres, 29 anos, é uma das pessoas que deseja mudar de vida. Para isso ele escolheu aprender mais sobre o serviço de manutenção predial e alvenaria. “Como sou pedreiro, decidi escolher este curso para aprender técnicas novas. Posso dizer que estou aprendendo muito e a cada dia estou gostando mais da área que escolhi”, disse o aluno.

A mudança no visual também chamou a atenção de quem passa todo dia em frente ao Centro de Lazer. “Mudou totalmente, depois desses serviços o clube ficou com outra cara. Parabéns aos alunos!”, enalteceu a dona de casa, Sara Guimarães, que mora perto do clube.