Estação de Tratamento de Esgoto deve ser concluída em julho de 2018

A primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Cordeirópolis deve começar a operar a partir de julho do próximo ano. A previsão é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cordeirópolis (SAAE), que tem acompanhado todo processo desde a retomada das obras no início deste ano, já que ficaram paradas em boa parte do ano de 2016.

A obra terá capacidade para atender todo o efluente gerado no município. O projeto integra o programa Água Limpa e fará com que a cidade tenha 100% de esgoto captado e tratado. O diretor executivo do SAAE, Osmar da Silva Junior, explica que as obras estão em um estágio que representam mais de 50% do cronograma. “Nessa fase é realizada a concretagem do reator. Já cobramos junto ao Departamento de Águas e Energia do Estado (DAEE) o cronograma atualizado para verificarmos o andamento das obras, mas tudo indica que até o julho de 2018 ela estará concluída”, afirmou.

A ETE está sendo construída na zona rural de Cordeirópolis, na divisa com Limeira, em uma área às margens da linha férrea. Coube ao município, além da cessão do terreno, garantir as licenças ambientais e as autorizações para a instalação da rede de emissários de esgoto (Coletor Tronco). A obra prevê ainda a instalação de 5.452 metros de coletores, uma estação elevatória de esgoto e 38 metros de emissários de esgoto tratado.

Pular para o conteúdo