Fórum discute direitos das mulheres

Conscientizar e informar as mulheres cordeiropolenses sobre os seus direitos. Esse foi o principal intuito do III Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, promovido pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (09) das 8h às 17h, na Câmara Municipal de Cordeirópolis, onde cerca de 300 pessoas, incluindo, alunos, comunidades, membros da Secretaria da Mulher e a população de modo geral estiveram presentes para participar de palestras, oficinas e apresentações culturais.

Para compor a mesa, estavam presentes as autoridades municipais, como a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social e idealizadora do evento, Elaine Siqueira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cordeirópolis, Adriana Leme, a vice-prefeita Fátima Celin, a primeira dama e secretária de Educação, Angelita Ortolan, a vereadora, Sandra Santos e o prefeito, Adinan Ortolan, que em seu discurso destacou o objetivo de promover encontros como estes, a fim de mostrar e garantir os direitos as mulheres.“Sem dúvidas devemos fortalecer e levar o conhecimento as mulheres sobre esses assuntos, pois a informação estimula o cuidado e a atenção. Por conta disso, estamos trabalhando todos os dias e criando ferramentas para garantir a proteção e a dignidade necessária a essas mulheres, para melhorarmos a qualidade de vida de todas. Esse evento é um passo para reforçarmos a importância de discutir esses assuntos atualmente”.

A secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, falou sobre a importância de valorizar os direitos e a luta das mulheres nos dias de hoje. “Para enfrentarmos as situações de violência é preciso ampliarmos o debate com a sociedade e, sobretudo, ouvir as mulheres. O Fórum foi um espaço democrático para o debate de ideias, no qual muitas mulheres trouxeram relatos de vivências de violência, que emocionou e sensibilizou os participantes a enxergarem essa questão de forma mais humana”, contou Elaine que também reforçou. “A discussão girou entorno dos relacionamentos abusivos, o debate sobre o amor real que é construído no dia a dia na convivência das famílias”.

Com o tema “Tudo que o amor não é”, o fórum contou com debates e reflexões sobre os seguintes temas: amor e relacionamentos não violentos, apresentação poética, logo após, almoço no Centro de Convivência do Idoso (CCI), depois o público teve a chance de assistir oficinas e apresentações no palco.

Pular para o conteúdo