Hip hop é cultura, arte e atitude: Festival reúne mais de 250 pessoas em Cordeirópolis

Quem passou pela praça e as ruas do centro da cidade, percebeu um movimento diferente. Foi a cultura hip hop que pediu passagem para demonstrar a arte de rua através das manobras dos skatistas, o talento dos dançarinos de break, ritmistas, Djs e grafiteiros, a presença dos meninos e meninas de diferentes regiões do Brasil e cidades do exterior que vieram à Cordeirópolis, onde ocorreu a 6ª Semana do Hip Hop. O evento fez parte da programação cultural, iniciada na última quarta-feira (01), nas escolas do município. As atividades foram realizadas pelo grupo Roots Favela Crew e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.

O secretário de Cultura, Leonel de Arruda, lembrou que a “Semana do hip hop”, é uma autoria dos vereadores, Antonio Marcos da Silva e Sandra Santos, por meio da Lei Municipal nº 3.036 de 12 de abril de 2017, que desde sua implantação, tem a intenção de expandir este movimento para valorizar a cultura que possui muitos praticantes na cidade. “Este é um evento protagonizado pela juventude, que durante a semana realizou oficina nas escolas, nas quatro linguagens do hip hop, ou seja, no grafite, no rap, na poesia, música com o dj, na dança com o break. No fim de semana teve também o sarau de poesias e para finalizar, o pessoal se reuniu para as batalhas de skate e dança, importantes modalidades que fazem parte das oficinas oferecidas aos jovens de Cordeirópolis”, relatou.

Ainda de acordo com o secretário, esta é uma cultura de rua e principalmente uma forma de arte e de atitude que a cada dia ganha mais espaço no município e conquista o mundo. “Vejo tudo isso como um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos. Este movimento visto também como uma forma de protesto social, é mistura do novo e do antigo, do popular e do erudito, é a própria poesia e a paródia, é uma maneira dos jovens expressarem sua identidade, sua visão de mundo, suas diferenças e similitudes”, relatou Arruda.

O organizador do evento, Marcos Rafael Freitas da Silva, o “Kelloks”, comentou sobre a organização da Semana na cidade. “Este ano contamos com um número recorde de participantes. Ao todo, mais de 250 jovens estiveram integrados nesses cinco dias. Foi um evento que despertou o estímulo dos adolescentes, principalmente na cidade e, também atraiu pessoas de outros lugares, incentivando a cultura hip hop que começou nas escolas, com palestras, roda de conversa e terminou nas batalhas que contaram com dj, jurados, mestre de cerimônia e o público em geral”, informou.

Vencedores da categoria de dança:
3 versos 3: All steps;
1 versos 1: Negruth;