#LiçãodeCasa: Projeto “Além da Escola” leva atividades aos alunos de Cordeirópolis

Sem aulas há mais de dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus, os mais de três mil alunos da rede municipal de ensino de Cordeirópolis passaram a receber desde a última semana as atividades escolares impressas e entregues aos pais ou responsáveis, com explicações e também com o apoio da tecnologia através de vídeos pelos professores e até mesmo o WhatsApp e Facebook que são utilizados para alcançar os estudantes. Em alguns casos em que o acesso à internet é limitado, os alunos recebem em casa os exercícios da própria escola.

Entretanto, o grande aliado das escolas nesse momento de distanciamento social é o Google for Education, que entrou em implementação ainda no primeiro semestre de 2017 em todas as Escolas do Ensino Infantil e Ensino Fundamental. A plataforma conta com uma série de aplicativos que permitem que a gravação de videoaulas e as reuniões dos professores aconteçam a distância e as decisões sejam tomadas para a elaboração das atividades.

A secretária de Educação, Angelita Ortolan, comenta que o projeto teve início no dia 04 de maio com o desenvolvimento e planejamento das atividades, por parte dos professores. “No dia 08 de maio o responsável ou um familiar do aluno passou a retirar as atividades na escola de seu filho. Desde então, os alunos têm seis dias para realizar as tarefas em casa, inclusive aos sábados. Até que não tenhamos uma previsão para o retorno das aulas presencialmente, seguiremos com este novo formato”.

Ainda de acordo com Angelita, após a primeira semana, as atividades realizadas devem voltar para as escolas e, a partir de agora, todos levarão atividades quinzenais. “No site dos Centros de Educação Infantis, os pais a partir de segunda-feira, dia 18, poderão encontrar orientações e muitas vivências para as famílias que os filhos frequentam a creche (berçário e maternal) e também um pouquinho do que esses profissionais podem ajudar mesmo estando longe, os pais que têm bebês e filhos menores”, explicou a secretária.