Mais rigor em casos de descarte irregular de entulho

Na última semana foi aprovada a Lei Municipal que prevê novos termos quanto a gestão dos resíduos da construção civil, entulhos, móveis e outros materiais inservíveis em Cordeirópolis. O objetivo é criar um sistema de gestão municipal que prevê desde o processo de educação ambiental junto às escolas e às comunidades, até a propositura de multas administrativas nos casos de descarte irregular.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, por muito tempo a cidade vem passando por sérios problemas devido ao descarte incorreto de entulho e móveis inservíveis em terrenos baldios nas áreas urbana e rural, o que gera poluição visual e a proliferação de ratos, escorpiões e baratas. “Haverá um grupo gestor que será responsável por cuidar de todo o processo relacionado à geração de entulho, transporte e disposição dos resíduos, a exemplo da identificação dos locais úteis para instalar os ecopontos. Uma outra inovação proposta pela Lei é que o morador poderá dispor do serviço de coleta, desde que sejam respeitados alguns critérios, como o volume máximo de um metro cúbico de entulho em frente a residência, com recuo da guia e nos dias determinados pela municipalidade. Acima de um metro cúbico, será necessário contratar um caçambeiro”.

Sobre como contratar as caçambas, Dutra alerta. “Todos os caçambeiros que quiserem explorar o transporte de entulho em Cordeirópolis deverão se credenciar e entregar seus documentos para que possam comprovar a regularidade da empresa, além de indicar o local onde será descartado o entulho. Já os caçambeiros clandestinos e todo o morador que dispor de entulho nas ruas acima de um metro cúbico ou em dias fora do cronograma, serão fiscalizados e multados pela Fiscalização de Posturas e Pelotão Ambiental. Uma outra opção para o cidadão, será a entrega direta no ecoponto municipal, que também será divulgado em breve o local”, destacou o secretário.

Atenção: A Prefeitura divulgará em breve o cronograma da coleta de entulho e móveis inservíveis, que será organizado por bairro.