Mais um caso de cinomose é registrado em Cordeirópolis

Nesta semana mais um caso de cinomose – doença contagiosa que atinge cães – foi registrado em Cordeirópolis e desta vez no Jardim Eldorado. De acordo com a Coordenadoria de Bem-estar animal as chances de cura são mínimas em qualquer idade. A proporção é de apenas 25% e, por isso, é importante que os donos vacinem os bichos. Os dados obtidos pela pasta apontam que neste ano 40 casos foram registrados e quase 20 animais chegam a óbito.

A coordenadora Amanda Lucke explica que durante a época de poucas chuvas e calor intenso, é recorrente a fácil proliferação de vírus e bactérias que aumentam o número de casos de cinomose. O ciclo de incidência é o verão que está se aproximando. Por isso que orientamos que os animais sejam vacinados antes do fim do inverno para prevenir”, reforça.

“O animal deve ser vacinado quando ainda filhote e todo ano a dose da vacina deve ser repetida. Se a pessoa tem um bicho que apresente sintomas de cinomose canina, ela deve encaminhá-lo para o médico veterinário. Caso o diagnóstico seja positivo, o profissional fará um tratamento paliativo para aliviar as reações”, orienta a coordenadora.

Doença e sintomas

Causada por vírus, a cinomose é uma doença que afeta cães domésticos e selvagens e pode levar o animal a morte. A transmissão do mal acontece de duas formas: direta – pelo contato do cachorro com as secreções de um bicho já contaminado e indireta por meio do ar que transporta o vírus ou pelo contato com algum local/objeto infectado.

Pular para o conteúdo