Máscaras e óculos: dicas para não embaçar as lentes

Conforme o decreto do Estado de São Paulo, desde o dia 07 de maio a orientação é sair de casa protegido, ou seja, portando máscara cirúrgica ou caseira. Todo mundo sabe que a máscara é uma grande aliada para evitar a disseminação da Covid-19, além da higiene constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Você que já providenciou a sua e está tomando os devidos cuidados de acordo com o Ministério da Saúde, muito bem! E se você faz parte do grupo das pessoas que usam óculos, deve estar pedindo socorro, pois ao colocar a máscara no rosto, as lentes embaçam. Mas como podemos resolver? Pensando nisso, a Prefeitura de Cordeirópolis passará algumas dicas para te ajudar a lidar com esse “incomodo” em seu dia a dia.

1ª dica: molde a sua máscara:
– Se você está usando um modelo de máscara cirúrgica daquelas descartáveis, ajuste a tira de metal dobrável no nariz, ou seja, ajuste corretamente o clip nasal, que já vem na própria máscara, a fim de evitar que suba a umidade do nariz e da boca e embace o óculos e mantenha os óculos sempre bem limpos.

2ª dica: aperte a máscara:
– Ajuste os elásticos ou laços para amarrá-la para que ela fique bem colada ao seu rosto e evite que o vapor suba.

3ª dica: “cole” sua máscara:
– Outra opção é usar fita do tipo esparadrapo ou micropore para colar a parte superior da máscara no nariz.

4ª dica: puxe sua máscara:
– Uma dica bem fácil para o uso diário de máscaras é usar o peso dos seus óculos para bloquear o ar. Puxe a máscara para cima do nariz o mais alto que puder e deixe seus óculos descansarem em cima da máscara. Aí vai depender, claro, do formato dos seus óculos.

5ª dica: água e sabão:
– Para as lentes que podem ser lavadas, outro truque é usar água e sabão para higienizar e deixar secar naturalmente. Isso cria uma barreira que evita embaçar.

Pular para o conteúdo