Mutirão de cirurgia de catarata atende 30 pacientes em Cordeirópolis

15 de novembro. Um dia de descanso para muitos, já que é comemorado o Dia da Proclamação da República, mas para 30 moradores de Cordeirópolis, foi o início de uma nova vida. A Secretaria de Saúde aproveitou o feriado nacional para realizar o “Mutirão da Catarata”, no qual 30 pacientes, a maioria idosos, passaram por cirurgia no Hospital Municipal da cidade.

O chefe do Executivo, Adinan Ortolan, acompanhou de perto os procedimentos e aproveitou para agradecer os profissionais da Secretaria de Saúde, que mesmo sendo feriado saíram de suas residências para atender esses pacientes. “O mutirão é um método de desafogar a fila de espera e, claro, um esforço desta gestão na busca de oferecer melhor qualidade de vida à população. As cirurgias ocorreram o dia todo com o cirurgião especializado na área, Dr. Leonardo Previlatto e, acredito, que o mais interessante desta iniciativa, foi que as pessoas nem precisaram sair da cidade para realizarem este procedimento. Diante disso, agradeço todo a equipe da Saúde, em especial, essas pessoas que iniciaram uma nova etapa na vida”, pontuou Ortolan.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, explicou que a iniciativa atendeu as pessoas que entraram recentemente na fila de espera, pois a equipe da Secretaria de Saúde não estava conseguindo vagas nos hospitais de referência, ou seja, de outras cidades. “É importante esclarecer, que os pacientes que não foram chamados, é porque já estão na fila de espera para a realização da cirurgia nos hospitais de referência, bem como, a Santa Casa de Limeira e o Hospital Regional de Piracicaba, pois já receberam o encaminhamento para a realização da cirurgia”.

O senhor José de Lima, de 65 anos, foi um dos pacientes que realizou a cirurgia. Para ele, este mutirão é uma oportunidade para que todos possam ter uma qualidade de vida. “Saber que após este procedimento voltarei a enxergar, é uma felicidade que não tem palavras para descrevê-la. Obrigado a todos que ajudaram a tornar isso realidade”.

Sobre a doença

A catarata é uma doença que causa perda parcial ou total da visão, podendo deixar a vista turva ou embaçada, além de diminuir a visão noturna e causar hipersensibilidade à luz. Com a realização da cirurgia, esses pacientes irão recuperar a qualidade de vida, podendo retomar os afazeres do dia a dia, que foram prejudicados pela doença.

A cirurgia

O procedimento é relativamente simples, dura cerca de 20 minutos e, na maioria dos casos, é feita apenas com colírios e leve sedação. Após o procedimento, o paciente retorna para casa e tem a indicação de permanecer em repouso. Geralmente, a visão retoma a normalidade dentro de algumas horas e o paciente poderá retomar às suas atividades habituais após alguns dias.