Novos conselheiros da Segurança Alimentar e Nutricional tomam posse em Cordeirópolis

A semana iniciou em Cordeirópolis com a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro realizado na manhã da última segunda-feira (27) aconteceu na Secretaria de Mulher e contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Celin, da secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, da presidente da Câmara Municipal, Cássia de Moraes, do presidente do Consea, Everaldo Sanguini, da assistente social, Márcia Carron, além dos novos conselheiros e moradores da cidade como os agricultores e seus familiares.

Durante a posse, a vice-prefeita Fátima Celin destacou que em janeiro de 2019, o Conselho teve suas atividades encerradas, mas em Cordeirópolis ele terá continuidade, pois o município entende a importância de sua atuação. “O sistema Nacional de Segurança Alimentar foi responsável pelos avanços na criação do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), a implantação de bancos de alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, relatou a vice-prefeita.

Em seu pronunciamento, a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, informou que no município várias ações vêm sendo implantadas no combate à fome, a exemplo da criação do Programa Comida na Mesa, que consiste no benefício de um cartão alimentação no valor de R$ 100 para famílias que se encontram em situação de pobreza. “Com o objetivo de garantir o mínimo para o provimento da alimentação e atualmente 612 famílias são atendidas e por isso, é preciso destacar o trabalho das entidades socioassistenciais no provimento da alimentação, como a ACESAC e ACORAC”, disse a secretária.

A assistente social, Márcia Carron, disse que é preciso promover o fortalecimento do COMSEA de modo a ampliar as informações, efetivação e conhecimento das políticas públicas nas áreas da Segurança Alimentar Nutricional (SAN). “Para tanto, se faz necessário a utilização de estratégias consistentes, como a mobilização da sociedade em favor do direito humano à alimentação adequada e saudável, garantindo assim o controle e a participação social”, informou Márcia.