Outubro Rosa: Carreta de mamografia chegará no fim do mês em Cordeirópolis

Conhecido como “Outubro Rosa”, o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde, em parceria com o CISMETRO, trará na última semana do mês a carreta de mamografia que atenderá aproximadamente 40 mulheres por dia. Nesta semana, o veículo ficará estacionado no Ginásio de Esportes “Governador Orestes Quércia”, das 8h às 17h, com uma equipe preparada que auxiliará antes e depois do exame. A carreta ficará cinco dias na cidade, ou seja, neste período 200 mulheres serão atendidas.

De acordo com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, até o momento 40 mulheres aguardam para a realização deste procedimento. “Com a vinda da carreta, vamos zerar a fila de espera, além de atender aos pedidos que forem solicitados pela população. O atendimento também será direcionado às servidoras públicas da cidade, isto é, as mulheres que trabalham na Prefeitura poderão fazer o exame”, explica Jordana que também reforça. “Este mês é voltado para conscientizá-las, visando o cuidado preventivo com a doença, quanto antes for diagnosticada, mais as chances da cura do paciente, por isso todas as secretarias e entidades neste período reforçam e abraçam esta campanha”, conclui a secretária.

Mulheres que queiram realizar o exame

As interessadas deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar o encaminhamento para o exame de mamografia. A equipe da Secretaria entrará em contato para confirmar o dia e horário do atendimento. No dia do exame, a paciente deverá estar com os seguintes documentos: CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e exames anteriores. O resultado ficará disponível em um CD, já o laudo chegará nos próximos dias e será enviado via e-mail ao paciente.

Quem pode fazer o exame

É recomendado para mulheres a partir dos 40 anos de idade, com um intervalo entre 1 a 2 anos e que não possuem histórico familiar de câncer de mama. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para a prevenção da doença.

Importante: A data foi transferida para o fim do mês, por conta de problemas mecânicos no veículo, no entanto a Secretaria de Saúde informará nos próximos dias a nova data que a cidade receberá a carreta de mamografia.

Pular para o conteúdo