Palestra sobre dengue: Prefeitura realiza trabalho de prevenção com as crianças

Dando continuidade ao calendário das atividades educativas nas escolas do município, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, juntamente com o educador de saúde da Zoonoses de Limeira, Júlio César do Amaral e o médico veterinário e coordenador da Zoonoses de Cordeirópolis, doutor Hilton Lang, realizaram nesta terça-feira (12) uma palestra com o objetivo de alertar e orientar os estudantes, sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue. Os palestrantes estiveram no Teatro Municipal e contou com presença e participação dos professores e alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental.

Neste encontro, foi apresentado um vídeo demonstrativo de visitas domiciliares, esclarecendo sobre o mosquito Aedes Aegypti e seus hábitos, além de uma participação das crianças através de perguntas. “Este foi um momento bastante participativo, o público pode esclarecer dúvidas e tomar consciência de que a Dengue é um caso muito sério e, este é um fato que nós como cidadãos e educadores, nos preocupamos muito, por isso incentivamos a iniciativa dentro e fora das escolas. Lembrando que as ações de combate ainda continuam e fazem parte das atividades escolares”, comentou a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Boteon Pezzatti.

Durante a palestra o educador de saúde, Júlio César, ressaltou que o objetivo deste encontro é de levar aos alunos e profissionais da educação informações sobre a doença e a importância de detectar e combater possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “ A ideia é fazer das crianças agentes multiplicadores, levando as orientações que receberem nesta demonstração, para a escola e suas casas, chamando a atenção dos parentes e vizinhos”, disse o palestrante.

O coordenador Hilton reforça que educar as crianças é muito importante, para que elas mudem o comportamento dos adultos e juntos coloquem em prática a adoção de hábitos diários para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “A dengue só tem uma forma de combate e, este meio é a prevenção, portanto não podemos deixar o mosquito nascer, a comunidade e a população em geral devem redobrar os cuidados e acabar com este problema”.