Praça Central de cara nova: Tradição e modernidade estão presentes no cartão postal da cidade

Tradição e modernidade agora caminham de mãos dadas. A tão sonhada reforma da Praça “Jamil Abrahão Saad” foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (17). Um dos locais mais amados da cidade, a Praça ganhou novas plantas, paisagismo, brinquedos para as crianças, um deck, mais mesas e bancos, nova pintura e uma grande novidade, um cyber café, que passará ser o ponto de encontro oficial para que a população possa experimentar a tecnologia empregada por meio das ferramentas Google For Education, que já estão presentes nas escolas municipais e agora estão ao alcance de todos.

Com a presença de autoridades e famílias e muitas crianças, o evento foi guiado por uma trupe de artistas, que contou com pernas de pau, palhaços e uma banda muito animada. Para o prefeito, Adinan Ortolan, este foi um momento muito bonito e especial para a cidade, pois um dos pontos mais visitados volta às origens e passa a ter inovações. “Com a reforma foi possível resgatar um pouco da tradição e unir a modernidade do cyber café e dos espaços que foram criados para que as famílias possam voltar a aproveitar a nossa praça. Lembrando que todo esse investimento que está avaliado em torno de R$ 400 mil, vem de encontro para que a praça volte a ser o ponto de encontro das famílias cordeiropolense e de nossos visitantes”, relatou Adinan.

O secretário de Serviços Públicos, Luiz Silva, destacou que a reforma da Praça foi acompanhada pelas Secretarias de Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Educação. “O trabalho conjunto foi essencial para que pudéssemos terminar o ano com este presente para a população de Cordeirópolis. Nossos servidores trabalharam com muito empenho e dedicação neste projeto, que agora podemos desfrutar junto de nossas famílias”, comentou o secretário.

Responsável pela implantação do Projeto Google For Education na rede municipal de ensino, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, comemorou a inauguração do Cyber Café que homenageia o projeto e leva as ferramentas que estão sendo utilizadas em sala de aula para a praça. “O projeto é um marco para a educação de Cordeirópolis e nós não podíamos deixar de disponibilizar as suas ferramentas para a população. Por meio do Cyber Café, o cidadão poderá experimentar as facilidades e benefícios que a tecnologia traz para o processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento. É possível viajar pelo mundo por meio da tecnologia 3D e aprender por meio de experiências que vão da simples pesquisa à realidade aumentada em um só click”, explicou.

Saiba o que é o Cyber café
O espaço funcionará todos os dias das 9h às 21h com a presença de monitores capacitados que mostrarão para os visitantes como utilizar as ferramentas do Google, através do Chromebook, o computador portátil e os óculos de realidade virtual, celulares e o Google Earth que é um programa de computador desenvolvido e distribuído pela empresa estadunidense do Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas e GIS 3D. O local é próprio para consultas, estudos e para a população conhecer o conteúdo que as crianças aprendem nas salas de aulas.