Pré-conferências iniciam reuniões nos bairros nesta segunda-feira (08)

A Secretaria Municipal de Saúde deu início na manhã desta segunda-feira (08) às pré-conferências municipais de saúde. Cerca de 35 moradores dos bairros Jardim Cordeiro e Jardim Progresso, foram os primeiros a avaliar e definir diretrizes para melhorar os serviços de saúde nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros.

Além da participação dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS), a membro do Conselho Municipal de Saúde, Zenith Mello Di Battista, também acompanhou a realização deste primeiro dia e relatou aos presentes sobre o funcionamento e o trabalho desenvolvido por meio do Conselho Municipal de Saúde. “Falamos sobre a importância da atuação do Conselho Municipal e sobre garantir a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade”, explicou a conselheira de saúde.

Além da troca de informações sobre os serviços oferecidos à população, os profissionais do centro abordaram ainda a importância de aumentar o conhecimento da população sobre o sistema de saúde e, principalmente, sobre o funcionamento da atenção básica no município. O objetivo destes encontros é levantar de propostas para serem votadas na Conferência Municipal, que acontecerá no dia 26 de maio.

Na ocasião, a coordenadora de Planejamento em Saúde, Hellen Cristina Rubini Teixeira, anotou as recomendações da população, como a troca dos aparelhos de ultrassonografia e raio-x, a contratação de um médico vascular e de outros profissionais para suprir as demandas das unidades. Sendo assim, no final do encontro, foram escolhidos alguns representantes de cada bairro para a defesa das requisições na próxima Conferência Municipal.

Pré-conferências desta terça-feira

Jardim Juventude, às 8h.
E no Centro de Atenção Psicossocial de Cordeirópolis, às 9h.