Prefeitura alerta para a importância da saúde dos homens na Campanha Novembro Azul

Promover ações que ressaltam a importância de diagnósticos precoces e de cuidados que se devem ter ao longo da vida do homem, este é o objetivo da Secretaria de Saúde neste mês que celebramos a Campanha do Novembro Azul, que vem para alertar a população masculina a respeito dos riscos de se negligenciar os cuidados com a saúde. Todas as Unidades de Saúde estão empenhadas para oferecer instruções sobre a prevenção de doenças e os fatores externos que causam danos à saúde, além de dar dicas de como ter qualidade de vida.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, ressalta a importância de diagnósticos precoces, para o câncer de próstata e de cuidados que se devem ter ao longo da vida. “Muitos homens têm medo de se cuidar. Isso é um problema histórico e cultural. Durante a vida adulta esquecem que é preciso cuidar da saúde. Por isso, precisamos falar do câncer de próstata, mas precisamos ir além e abordar a saúde integral dos homens”, destaca.

Jordana ainda lembra sobre a necessidade de promover estas atividades durante o mês de novembro. “Nosso foco principal é promover uma mobilização entre os homens e incentivá-los a criar o hábito de procurar a atenção básica para realizar exames preventivos e ter um acompanhamento médico. Nada melhor que neste período oferecer a eles consultas e exames de forma mais acessível. Agora é a vez deles se cuidarem!”.

A diretora de atenção básica, Bruna Paula de Carvalho, reforça que as consultas e exames preventivos da saúde masculina são realizados periodicamente durante todo o ano na rede pública do município. “Nossas unidades estão preparadas e o mês de novembro será especial para os homens despertarem a atenção constante e a importância da prevenção desta doença. No decorrer deste mês, todos os profissionais estarão empenhados em levar informações e serviços de saúde não só sobre este e outros tipos de câncer e demais enfermidades que possam acometer os homens”, frisa.

Pular para o conteúdo