Prefeitura alerta população sobre faltas em consultas agendadas de castração

Apesar da grande procura por castração de cães e gatos em Cordeirópolis, o número de pessoas que agendam a cirurgia e não comparecem ao local na data marcada aumentou nesses últimos meses. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, faz um alerta durante este mês de dezembro sobre a importância de castrar o animal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, a castração de cães e gatos é muito positiva para os animais. “As fêmeas deixam de ter o ciclo reprodutivo e isso evita a variação hormonal, que muitas vezes pode causar infecção e obrigar o dono a fazer uma castração de emergência. Nos machos é possível evitar algumas doenças, como o câncer, além de impedir as crias indesejáveis, ou seja, quando os responsáveis não têm condições e nem planejamento para ficar com os filhotes”, explica.

Do ponto de vista social, Dutra reforça que a ação é propícia para o manejo de cães e gatos porque acaba diminuindo o número de animais de rua. “A melhoria das ações em saúde animal vem sendo uma das nossas prioridades durante a gestão. Adequamos o serviço e retomamos as castrações, que é uma das medidas mais efetivas para o controle populacional dos animais”, completa.

Agendamento de castração

Caso o dono não consiga comparecer, é importante que entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente via telefone: (19) 99966-1804.

Como fazer a castração

Para castrar seu cão e gato, o animal deve ter mais de seis meses e o dono deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente, que está localizada na própria Prefeitura, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência.

Caso a família for cadastrada no CadÚnico da Secretaria de Desenvolvimento Social, deverá trazer um comprovante do registro ou do contrário irá assinar a declaração de Hipossuficiência (pobreza) e assumirá perante a Lei que não dispõe dos recursos para realização do procedimento.