Prefeitura antecipa vacinação da Campanha da Gripe aos idosos neste sábado (21)

Neste momento difícil de pandemia do coronavírus, é importante manter a saúde em dia, principalmente se tratando dos idosos. Diante nisso, a Prefeitura de Cordeirópolis, através da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (21), das 8h às 11h30 na Praça Central, a aplicação de vacinas contra a gripe (influenza) exclusivo para as pessoas a partir de 60 anos. A inciativa faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe que terá início em todo o país a partir da próxima segunda-feira (23).

Nesta primeira etapa serão vacinados apenas os idosos e demais profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Pensando em protegê-los, a Campanha ocorrerá em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, por se tratar de um ambiente aberto. “A princípio, vamos vacinar no sábado apenas os idosos, por serem consideradas o grupo de risco do novo coronavírus, então é importante que eles estejam imunizados de doenças como a gripe, para que mantenham boa imunidade”, esclarece a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

De acordo com a diretora de Atenção Básica das UBSs, Bruna Paula de Carvalho, a Campanha foi planejada de última hora para manter os idosos com a saúde estável nesta pandemia. “Neste período, é muito importante que essas pessoas estejam saudáveis. Pegar gripe agora não seria nada legal para eles, então realizaremos essa vacinação antecipada para que eles evitem a doença e também não precisem ir às Unidades de Saúde durante a semana, onde poderá haver aglomerações, representando muito risco para eles”, disse.

Jordana aproveita para lembrar que a vacina não protege contra o coronavírus, mas reforça o sistema imunológico contra outros tipos de Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B). A segunda etapa da campanha começará em 16 de abril, quando atenderá as demais pessoas que fazem parte do grupo de risco da Campanha, por exemplo, gestantes, professores, doentes crônicos, mães pós-parto, população indígena e com deficiência, além das crianças e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Para tomar a vacina neste sábado (21), é necessário que o cidadão apresente o documento com foto e Cartão de Vacinação.