Prefeitura divulga balanço das ações da Coordenadoria de Bem Estar Animal deste ano

A Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Bem Estar Animal, divulgou nesta terça-feira (05) o balanço das atividades executadas no município em 2017. A Coordenadoria foi criada neste ano através de uma Lei complementar e desde o mês de março vem realizando diversas ações em prol dos animais de Cordeirópolis.

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, explica que este setor é responsável pela gestão das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal no município. “Entre as principais questões que passam pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal estão as denúncias de maus tratos, casos de negligência e de animais em situação de vulnerabilidade e, todo este trabalho conta com o suporte da Secretaria de Meio Ambiente que atua em conjunto com as protetoras independentes do município”, relatou o secretário.

De acordo com a coordenadora de Bem Estar Animal, Regiane Carolina Franco, a castração de animais foi uma conquista para o município, considerando a demanda que tem se apresentado crescente dia a dia. “Até o momento realizamos a esterilização de 510 animais entre caninos e felinos machos e fêmeas. Através do atendimento pudemos avaliar também que muitas denúncias são realizadas de formas infundadas e pensando sempre no melhor caminho para conseguirmos salvar o animal e encaminhar o infrator para que seja punido pelas autoridades competentes, estamos lançando este mês, um formulário online para denúncia de maus tratos”, contou.

Para Regiane, uma das maiores dificuldades É encontrar um lar e erradicar o número de animais abandonados nas ruas. “Finalizamos o ano com 61 filhotes caninos e felinos, resgatados e encaminhados para adoção, mas para que isso ocorra é sempre importante a colaboração dos protetores independentes do município além dos simpatizantes da causa animal que oferecem lar temporário, tendo em vista que a criação em um canil não é a melhor solução”, disse a coordenadora que também relatou que outro grande passo dado em direção ao sucesso da causa animal foi à abertura do credenciamento público para que as clínicas veterinárias se credenciam para efetuar o atendimento de animais errantes, ou seja, aqueles que não possuem dono. “Ao final de 2017 conquistamos a evolução que almejamos para o programa. Portanto, em 10 meses de Coordenadoria, podemos concluir que o município avançou na questão animal se comparado aos anos anteriores. No entanto, ainda temos muito a fazer e pretendemos iniciar a educação ambiental em 2018, para dar continuidade sobre a posse responsável e a importância do respeito aos animais”, finalizou a coordenadora.

Acesse o link para o formulário online de denúncia de maus tratos: