Prefeitura divulga programação oficial do mês da mulher

Com o lema “O tempo é agora: pelos direitos das mulheres”, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, divulga a programação oficial do mês da mulher que ocorrerá durante o mês de março. As atividades serão gratuitas e pretendem abordar os desafios na garantia e defesa do direito das mulheres. Por meio de palestras, rodas de conversa e apresentações culturais, pretende-se fortalecer suas potencialidades neste mês tão especial. A semana iniciará no dia 05 com atividades de valorização às servidoras públicas municipais e a programação será estendida até o final de março.

Segundo a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, a proposta das atividades é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, cujo objetivo é ampliar o conhecimento dos direitos da mulher e promover ações que contribuam para o empoderamento e enfrentamento às violências. “Essa data é importante para rememorarmos as lutas e conquistas históricas das mulheres. A criação desta data tem suas origens nos movimentos feministas e operários do século 19, nos quais as mulheres lutavam pela redução da jornada de trabalho, além do trabalho infantil que era muito comum nas fábricas naquele período. Sem dúvidas, o incêndio ocorrido na fábrica têxtil de Nova York em 1911 marcou a trajetória de lutas das mulheres. Para compreender a importância é preciso considerar todo o processo histórico”.

A assistência social tem um papel importante na implantação de políticas públicas voltadas às mulheres, entretanto, essa é uma questão intersetorial e deve ser priorizada por todas as Secretarias. Pensando nisso, a programação foi elaborada envolvendo as pastas da Cultura, Meio Ambiente, Saúde, dentre outras.

Confira abaixo a programação completa:

05 à 9/03 – Homenagem às servidoras municipais;
06/03 – às 19h – Câmara Municipal: Homenagem às Mulheres;
08/03 – às 8h30 – Centro de Convivência do Idoso: Abertura oficial e palestra com o tema: Participação Social e Cidadania das Mulheres;
09/03 – às 8h30 – Teatro Municipal – Encontro de Mulheres: Fortalecendo potencialidades. Apresentação musical, roda de conversa e plantio no Jardim Cordeiro;
10/03 – 8h às 14h – Unidade Básica de Saúde de Cascalho: Virada da Saúde: Enfoque especial na saúde da mulher;
10/03 – Praça Central: Show “Ao som delas” – às 19h. Ana e Rodrigo, às 20h. Ellem Rodrigues e Banda Imã às 21h;
18/03 – Praça Central: Show “Ao som delas” – às 19h. Acusticamente, às 20h. Eloá; às 21h. Debora e Emanoel;
19 à 23/03 – 1ª Semana da Nutrição e Alimentação Saudável – atividades de valorização da mulher.