Prefeitura promove 1° concurso “Professor Inovação Google for Education”

Muita emoção! Foi o legado que o concurso “Professor Inovação Google for Education” deixou na rede municipal de ensino de Cordeirópolis, a partir da noite da última quarta-feira (25). Iniciativa, coragem e inovação, foram às características dos trabalhos apresentados pelas professoras do Ensino Infantil e Fundamental do município. Ao todo, 33 educadores participaram do concurso, cujo objetivo foi criar juntamente com as crianças projetos educacionais usando as ferramentas Google. A cerimônia de premiação ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito, Adinan Ortolan, da secretária de Educação, Angelita Ortolan, da diretora pedagógica, Silvava Alves Melo, da coordenadora do projeto, Fernanda Gardezani e dos vereadores Cleverton Nunes Menezes (Carioca) e Sandra Santos, além da equipe da Educação.

Mudanças é o que a Prefeitura Municipal tem apresentado durante este um ano e meio. E a implantação do Google for Education é uma confirmação disso. “Mediante as demandas e necessidade das escolas compraremos mais chromebooks, por isso é importante o feedback dos professores para cada vez mais melhorarmos essa informatização. No entanto, a partir do ano que vem queremos fazer a aquisição de kits de robótica para serem utilizados na Educação Infantil e Fundamental, para complementar ainda mais o nosso ensino”, contou a novidade o prefeito, Adinan Ortolan.

Para a secretária de Educação, Angelita Ortolan, essa parceria com o Google e a Nuvem Mestra só enaltece o quão as novas plataformas digitais ajudam no processo de ensino e no conhecimento, levando o aluno ao mais longe que ele pode chegar ao aprendizado. “Essa interação dos alunos e professores só mostra que estamos no caminho certo. A educação de Cordeirópolis vem se transformando a cada dia, através de novos equipamentos, além da infraestrutura em sala de aula e internet de qualidade. Sendo assim, este projeto só tende a crescer e se tornar referência em nossa região e a nível internacional”.

Segundo a coordenadora do projeto, Fernanda Gardezani, ao total 33 projetos foram apresentados, sendo 20 do Ensino Fundamental, oito da Educação Infantil, dois de Arte e três de Educação Física. “Em nossa primeira edição do concurso convidamos todos os professores da rede municipal a se inscreverem e enviarem relatos, vídeos, fotos da prática pedagógica com o uso das ferramentas do Google, pois é importante valorizar e estimular o uso de novas tecnologias para inovar a sala de aula”, destacou Fernanda.

A comissão julgadora foi formada por cinco membros formados pela área da educação, sendo eles: Marciel de Oliveira Rocha, Roberta Mazzariol Volpe Aquino, Ana Paula Mateucci Milena, Léo Teodoro Gurnhak e Fernanda Gardezani. As vencedoras ganharam um chromebook corporativo para facilitar as aulas e quem ficou em primeiro lugar, a escola ganhou um carrinho completo de computadores.
Classificação das ganhadoras:

Categoria Arte
Professora Marieni Teresa Gallo
Projeto: “Sentidos na arte: Releitura da obra “Divisor de Ligya Pape”;

Categoria Educação Física
Professora Patrícia Voltarel Darós
Projeto: “Copa do mundo: A Educação Física além do futebol”;

Categoria Educação Infantil
1° lugar: professora Stefanie Toledo Silveira Gonzaga
Projeto: “Um corpo, muitas possibilidades”;

2° lugar: professora Karina Graziele Vieira Emiliano
Projeto: “A Mágica das Cores”;

Categoria Educação Fundamental
1° lugar: professora Gislene Rodrigues Ferreira
Projeto: “Pedagogia por projetos: O ensino da matemática através das ferramentas do Google”;

2° lugar: professora Eliana Rosana Alves Verissimo da Silva
Projeto: “A Biodiversidade da esquina”

3° lugar: professora Carla Spolador de Souza e Dirce Prado
Projeto: “Afromusic em ritmos educativos”;

4° lugar: professora Keila Mara de Paula
Projeto: “Os sentimentos: o equilíbrio emocional na escola e na vida!”;

5° lugar: Solange Aparecida de Paula Oliveira
Projeto: “Google veg: por uma aprendizagem significativa!”.