Prefeitura promove ações de combate à violência sexual infanto-juvenil

Em 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para reforçar a importância desta data, a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as políticas de assistência social do município está promovendo atividades educativas, alusiva ao tema nos dias 17 e 18 de maio, direcionada aos pais e professores dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os encontros estão sendo uma oportunidade de envolver pais e professores. “Qualquer criança e adolescente está sujeito ao abuso e a maioria dos casos acontecem dentro de casa, diante disso, é necessário debater sobre este tema com os pais e professores, consequentemente para chegar até os alunos, como forma de prevenção e alerta”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Boteon Pezzatti.

As atividades tiveram início nesta quarta-feira (17), com a palestra da assistente social Telma Verônica Silva Casavara sobre o tema “Combate ao abuso e exploração sexual da criança e adolescente”. Na ocasião, a palestrante apresentou as dificuldades em identificar os casos de abuso sexual infanto-juvenil e ressaltou o perfil psicológico e comportamental dos agressores. O encontro aconteceu na Escola Municipal Maria Aparecida Pagoto Moraes, e contou com a presença de todos os educadores do Ensino Fundamental.

Nesta quinta-feira (18), às 19h, novamente a assistente social irá conduzir a palestra, dessa vez para os pais dos alunos. O encontro será realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no bairro Jardim Jaffet e contará com vídeos sobre a prevenção e o enfrentamento dos casos de abuso e a exploração infanto-juvenil.

As ações continuam na próxima semana, e segue com um cronograma que atenderá os alunos dos quintos anos, das seis escolas do Ensino Fundamental do município.